
“Ainda é uma tecnologia nos seus primeiros estágios, mas funciona. Você inclina o olhar e os elementos da tela se movem um pouquinho. Ela estará no próximo iPhone”, disse o executivo. Caso não seja revelada em setembro, a estimativa é que a novidade seja guardada para março de 2014, quando a Apple normalmente lança as novas gerações de seus iGadgets.
Tendência de mercado
A Apple não é a primeira empresa a buscar no 3D um diferencial para o celular. Desde 2002, a Sharp tenta emplacar um produto com a tecnologia. Logo após, vieram Hitachi, Samsung, Motorola, HTC e LG. Particularmente importante, o LG Optimus 3D P920 foi o primeiro modelo a se popularizar pelo uso do 3D, oferecendo uma boa exploração do recurso em sua versão adaptada do sistema Android e a primeira câmera 3D para celular. O melhor exemplo da aplicação do display tridimensional está no já mencionado Nintendo 3DS.

Junto com a mudança no monitor, rumores indicam que o próximo aparelho trará pela primeira vez uma câmera traseira com capacidades de captação 3D, 13 megapixels por quadro, e outra frontal de 3,2 megapixels. O processamento do quad-core Cortex-A7, mais potente e econômico que sua versão anterior, e uma versão melhorada do iOS 7 estariam no pacote.
Outros boatos apontam para mudanças mais esdrúxulas, como a mudança de tamanho, com o monitor indo de 4 para 4,7 polegadas, e a alteração da posição e formato do botão Home. Há até quem diga que o iOS trará à próxima geração rastreamento de olhar pela câmera frontal, que ajudaria o usuário a navegar pelo aparelho sem a necessidade de tocá-lo, e outras histórias indicam modelos econômicos feitos de plástico ou foblets com monitor Full HD. Não há confirmação de nenhuma dessas alterações por parte da Apple.