De acordo com informações do site Today I Found Out, isso é puro mito – pelo menos nos dias atuais. Acontece que no passado essa afirmação foi considerada parcialmente verdadeira, já que os televisores da década de 60 podiam sim prejudicar os olhos. Muitos dos aparelhos da General Eletric TV emitiam em excesso raios que prejudicavam a visão devido a um erro de fabricação que posteriormente foi corrigido. A fim de evitar esse tipo de desconforto, um escudo de vidro foi colocado em frente dos televisores.
Um erro que persistiu por décadas
Se você perguntar a sua mãe ou avó, é provável que nem elas saibam como se originou esse “conhecimento popular”, já que ele foi repetido por décadas a fio mesmo depois de os erros terem sido solucionados. Contudo, é verdade que o seus olhos podem ficar mais cansados se você assistir à televisão ou ver o monitor do computador por longos períodos ou de baixo, como se estivesse deitado no chão e com a cabeça inclinada.
E, caso você fique com fadiga ocular ao ficar muito tempo em frente à TV ou ao monitor, simplesmente dê aos seus olhos uma pausa e olhe para outros lugares por alguns minutos, de modo que o foco da visão seja temporariamente outro – e não se preocupe, você não ficará cego por causa disso.