Isto aconteceu por uma alteração no mecanismo, o algorítimo, que o Facebook utiliza para entregar os posts para seus usuários no feed de notícias. Espaço que está muito concorrido atualmente e onde as pessoas gastam mais de 50% do seu tempo no Facebook.
Esta mudança está priorizando páginas com alta relevância. Ou seja, não basta a pessoa simplesmente curtir sua página. Agora, mais que nunca, você precisa buscar a interação dela, o seu engajamento, pois quanto mais ela interagir com sua página, mais o Facebook perceberá que você é relevante para ela.
Mas um porém, o Facebook consegue distinguir melhor o que é um meme de um post com conteúdo. Logo, não basta postar “coisas engraçadinhas” para atrair curtidas e compartilhamentos, pois o Facebook pode não apresentar este resultado para seus fãs e não-fãs.
Jon Loomer, social media coach americano, fez um estudo em seu feed de notícias em um período de 24h e descobriu que:
- 64,1% eram postagens de perfis de amigos;
- 28,4% de postagens orgânicas de páginas;
- 6,7% de anúncios/histórias patrocinadas
- 0,8% de postagem em listas
Para divulgar sua marca é necessário capilarizar melhor sua presença nas mídias sociais. Aprofundar seu trabalho no Facebook e fortalecer ou criar novos pontos de contato.
Comece por estes pontos e maximize seu alcance orgânico no Facebook e atinja novos públicos em novas mídias.
No Facebook
Descubra quando seus fãs estão onlineSaber quando seus fãs estão mais ativos é essencial para programar suas postagens e maximizar seu alcance orgânico.

Ensine e peça aos seus fãs a obterem notificações
Este recurso do Facebook é um pouco escondido e pouca gente o conhece. Entretanto, mais que nunca ele é importante para você manter seus fãs sempre a par do que sua página compartilha e no momento que o faz.
Faça como fizemos na página do Guru do Corretor. Altere sua imagem de capa acrescentando a ela a indicação de como obter notificações automaticamente.
Aproveite e já faça isto no Guru, e não perca nada do que compartilharmos.


Faça postagens com mais frequência
Sabendo quando seus fãs estão mais ativos você pode fazer seu planejamento de postagens. Pela lógica, quando mais postar, mais pessoas irá impactar. A lógica está certa, mas não abuse nem pra mais nem para menos.
O recomendado é postar com o mínimo de 1 hora entre um post e outro. A frequência correta dependerá da preferência e resposta dos seus fãs, assim como na sua capacidade e tempo para manter a qualidade em todas estas publicações.
Sobre a quantidade de postagens por dia. Busca realizar no mínimo de 3 a 5 postagens diárias distribuídas entre seus horários de melhor audiência (e respeitando a 1 hora de intervalo).
Incorpore a postagem do Facebook em seu blog
Depois de publicar um novo artigo em seu blog e de postar isto em sua página ou perfil no Facebook, retorne ao seu blog e edite o artigo para colar o código incorporado do Facebook (você verá como é isto ao fim deste post) e então criar um novo ponto de contato direto com a sua página/perfil.
Quando uma pessoa curtir, compartilhar ou comentar este post incorporado, ela vai distribuir aos seus amigos esta interação e assim você poderá atingir novas pessoas. Como seu blog tem diversas fontes de tráfego, você poderá “direcionar” sua audiência do originada no Google e gerar engajamento e alcance no Facebook.
Para incorporar a postagem do Facebook, passe o mouse sobre o canto direito superior da imagem, clique na seta que aparece e depois em “Incorporar Publicação”. Copie o código que será gerado e cole no post correspondente em seu blog.

Outras mídias sociais
Pode não parecer ainda, mas o Facebook está possivelmente entrando em crise e começa a perder usuários, principalmente os mais jovens. Ao menos é o que aponta uma pesquisa inglesa sobre o Facebook em 8 países. No Brasil isto ainda não é uma tendência, mas é bom ficar atento e fomentar diferentes mídias sociais, não baseando-se somente em uma.Recomendamos que desde já você crie ou intensifique sua atuação no Google+, YouTube e Twitter.
Google+
A “rede social” do Google tem um papel além do social, visto que ela pode estar muito mais conectada ao seu site que qualquer outra.
O Google+ tem um volume de usuários muito menor que o Facebook e também menos engajamento. Porém, aposta minha, este cenário pode reverter conforme as pessoas forem descobrindo o Google+ e enjoando do Facebook, gerando uma migração natural da sua “vida digital” para outros sites.
Ela também possui incorporação de postagens para você colocar em seu blog/site. E ainda pode ser conectada ao seu site de modo que o beneficie nas pesquisas do Google.
No Guru temos um post falando sobre como o Google+ pode ajudar sua imobiliária ou você como corretor.
YouTube
Este é o 2º colocado em buscas do mundo e se bem utilizado um potencial meio para atrair pessoas a acompanhar sua marca e trabalho no mercado.
Pode também ter videos incorporados ao seu blog ou site. Todavia, seu principal benefício será a facilidade com que pode ser encontrado no Google ou dentro da sua própria pesquisa.
Com vídeos produzidos com frequência, você terá um canal fortalecido com pessoas o acompanhando e gerando material para ser indexado pelo Google, compartilhado no Facebook, incorporado no blog e automaticamente linkado à sua página/perfil no Google+.
Leia no Guru sobre como produzir videos relevantes para gerar engajamento no YouTube.
Em 140 carácteres você pode atingir seus seguidores e interagir com estes. É um bom canal para esta aproximação, tanto com seus clientes quanto com formadores de opinião e outras marcas.
Também pode-se incorporar tweets nas suas postagens no blog e garantir que ele alcance outras pessoas mesmo fora do próprio Twitter.
Veja a apresentação abaixo para utilizar o Twitter no mercado imobiliário. Material produzido pelo Marketingimob.